Helena Sousa assumiu presidência do Conselho Cultural da UMinho

Helena Sousa, professora catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UMinho) foi empossada como nova presidente do Conselho Cultural da UMinho. A tomada de posse ocorreu a 10 de outubro, pelas 17h, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga, tendo o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e a nova presidente do Conselho Cultural intervido na sessão. Cf. detalhe do evento. (fotos: Universidade do Minho – Oficial)

DCC n’ “o CINANIMA vai às Universidades”

O DCC, no quadro da Universidade do Minho, associa-se, pela primeira vez, ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. O CINANIMA apresenta, em outubro, em dez Universidades Portuguesas, aproximadamente 60 filmes de animação de autor. O ciclo denominado “O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES” decorre durante outubro e é gratuito para a comunidade académica e público em geral. O DCC exibe duas das quatro sessões dedicadas à UMinho, apresentando um olhar sobre a programação extra-competição deste ano do CINANIMA: 16.Out // 16:30h. OLHARES SOBRE O ENSINO DA ANIMAÇÃO NA EUROPA: FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE ZAGREB 30.Out // 16:30h. ANIMAÇÃO PORTUGUESA REVISITADA + Debate, com Marta Madureira (Ilustradora, Diretora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA). As sessões têm lugar no Laboratório de Imagem 0.08 (ICS – Edif. 15). A entrada é livre. Criado em 2013, o Pré-Festival permite levar o CINANIMA às Universidades, exibindo sessões totalmente distintas. O Festival está já na sua 43.ª Edição e irá decorrer de 11 a 17 de Novembro, em vários espaços culturais do concelho de Espinho. As parcerias CINANIMA têm, continuamente, elevado o evento e permitem uma adesão muito económica ao Festival de várias comunidades, quer locais e regionais, quer internacionais: os visitantes podem, por exemplo, usufruir de viagens CP por apenas 2€ nas linhas Braga, Porto e Aveiro, apresentando um voucher que será estrategicamente distribuído por universidades e escolas. Para mais informações sobre o CINANIMA, pf. visitar o site “cinanima.pt”, ou pela página no Facebook.

Os Elementos do Jornalismo no novo Universo informativo

O Departamento de Ciências da Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho acolhem, entre os dias 18 de setembro e 4 de dezembro, o curso “The Elements of Journalism in the New Information Universe”, com o jornalista e professor convidado norte-americano, Walter Dean.

IV CURTAS CC – 2019

4ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.

Workshop de Pixilation: uma técnica de Stop Motion

Pixilation é uma técnica de Stop Motion e uma das mais antigas técnicas de animação. O que a distingue é a utilização da figura humana como modelo no registo frame a frame, conseguindo deste modo animar atores vivos juntamente com objectos inanimados. A formação é ministrada por Mónica Santos, realizadora, professora e ilustradora, com um mestrado em Arte e Design de Comunicação na Royal College of Art. Juntamente com Alice Guimarães realizou as curtas de animação em pixilation “Amélia & Duarte” (2015 [https://vimeo.com/242557386] e “Entre Sombras” (2018), ambas com inúmeros prémios em festivais nacionais e internacionais. As vagas são limitadas, pelo que os alunos – licenciatura, mestrado ou doutoramento – deverão inscrever atempadamente em: * https://forms.gle/N2z3p2m8oTqfJqf96 A atividade tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, no âmbito do programa de “Formação de Estudantes na Área do Cinema e Audiovisual”.

Inscrições a decorrer! Novo mestrado em Comunicação de Ciência

A primeira edição do novo mestrado em Comunicação de Ciência está pronta a receber alunos. As inscrições decorrem até 07 de Junho. Este novo projeto de ensino pretende formar profissionais que possam promover estratégias de comunicação em instituições de atividade científica e tecnológica. O plano de estudos e outras informações podem ser encontradas aqui.