Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Apresentação

A investigação académica constitui um dos maiores contributos que as Universidades podem conceder à sociedade. É neste pressuposto que o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS procura contribuir para um melhor conhecimento dos fenómenos de comunicação que caracterizam a atualidade.

O CECS foi fundado em 2001 por Moisés de Lemos Martins, com o propósito de promover a pesquisa em Ciências da Comunicação. Atualmente, integram esta unidade 81 investigadores doutorados e uma centena e meia de estudantes de doutoramento. Com origem em várias universidades portuguesas e estrangeiras, os membros integrados e os colaboradores do CECS representam diferentes áreas do saber dentro das Ciências Sociais.

A tónica da investigação do CECS tem sido colocada na intensificação do espírito de equipa e no reforço da produção científica coletiva. A atividade do CECS organiza-se em três grupos de investigação - Media e Jornalismo, Estudos Culturais e Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais - que desenvolveram ao longo dos últimos anos mais de 20 projetos financiados.

Na promoção e no apoio à pesquisa científica, o CECS tem investido no ensino e formação de novos investigadores, bem como numa diversificada oferta de eventos de divulgação científica (como workshops, conferências e congressos). Estes eventos procuram promover a informação e o intercâmbio académico e institucional, quer a nível nacional, quer internacional.

No decurso da segunda fase da avaliação das Unidades I&D 2013 da FCT, o CECS foi avaliado como 'Excelente', mantendo o nível da última avaliação (2008). A avaliação foi realizada por painéis de avaliação organizados por áreas científicas, compostos por avaliadores de mérito e competência internacionalmente reconhecidos, provenientes de instituições estrangeiras, em colaboração com a European Science Foundation. Foram avaliadas 322 candidaturas, englobando 15.444 membros integrados (investigadores doutorados).

O CECS é financiado pelo COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007560 e FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto: UID/CCI/00736/2013.

/imgs/newsletter2016/logos_financiamento_montagem.jpg