Dentro ou fora do Campus, os Cursos em CC marcam pela diversidade de iniciativas

Licenciatura em Ciências da Comunicação 2019/2020: trabalhos dos finalistas em destaque na iniciativa “Como é que CC Mexe!”

O Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) organizou o evento online ‘Como é que CC mexe!’, com o apoio da Direção da Licenciatura em Ciências da Comunicação, com o intuito de partilhar trabalhos desenvolvidos no último ano. Ao longo de cinco dias, foram divulgados os projetos finais das três áreas da Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas, Audiovisual e Multimédia e Informação e Jornalismo. Para culminar esta semana de partilha, os estudantes e os respetivos docentes orientadores dos projetos estiveram presentes numa sessão reservada de Zoom, na qual discutiram o desenvolvimento dos trabalhos e os desafios inerentes à concretização de projetos de Comunicação, em tempos de pandemia. Todos os trabalhos podem ser vistos no grupo ‘Como é que CC mexe!’, criado pelo GACCUM no Facebook.  (Sessão Zoom com docentes e estudantes)

Professor Joaquim Fidalgo: um percurso ímpar no jornalismo e na academia. Última aula foi a 4 de junho

Para o Professor, este é um fim de um ciclo, destacando a “sorte” que teve em poder realizar as carreiras de “jornalista e de professor”. No momento da ‘despedida’, o seu testemunho pode ser lido numa entrevista conduzida pela Professora Madalena Oliveira. O Departamento de Ciências da Comunicação agradece a sua contribuição, salientando o seu valor como profissional e pessoa.

ICA atribui financiamento às “Produções CC-UMinho: Projetos Audiovisuais Curriculares em Ciências da Comunicação, Univ. do Minho”

No âmbito do “Apoio à Formação de Estudantes que Frequentem Cursos Especializados na Área do Cinema e Audiovisual / 2020”,  o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual valorizou a candidatura “Produções CC-UMinho: Projetos Audiovisuais Curriculares em Ciências da Comunicação, Univ. do Minho” com um financiamento anual durante três anos. O montante servirá para melhorar a oferta formativa na área do Audiovisual e, simultaneamente, fortalecer as restantes áreas do curso de Ciências da Comunicação, através da renovação de equipamento dedicado, do alargamento de novas valências técnicas, do apoio aos trabalhos que envolvam custos de produção e, ainda, da realização de workshops especializados com convidados de renome. Este financiamento vem consolidar a colaboração com o ICA, numa relação estabelecida com esta entidade no concurso prévio de 2017.

Best of CC-2019

Uma seleção de excertos dos melhores trabalhos de alunos desenvolvidos em Audiovisual e Multimédia na Licenciatura e Mestrado de Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, em 2019.

Prémio Obciber de Jornalismo Académico para alunos de Ciências da Comunicação

A grande reportagem de Diogo Rodrigues e Rui Araújo ganhou o Prémio Obciber de Jornalismo Académico de 2019. “Entre o éter e o digital, a rádio é aquilo que somos'”, foi publicada no ComUM, sendo o terceiro ano consecutivo que o jornal online dos alunos de Ciências da Comunicação vence este prémio. O prémio foi atribuído pelo Observatório de Ciberjornalismo, a 28 de novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

DCC n’ “o CINANIMA vai às Universidades”

O DCC, no quadro da Universidade do Minho, associa-se, pela primeira vez, ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. O CINANIMA apresenta, em outubro, em dez Universidades Portuguesas, aproximadamente 60 filmes de animação de autor. O ciclo denominado “O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES” decorre durante outubro e é gratuito para a comunidade académica e público em geral. O DCC exibe duas das quatro sessões dedicadas à UMinho, apresentando um olhar sobre a programação extra-competição deste ano do CINANIMA: 16.Out // 16:30h. OLHARES SOBRE O ENSINO DA ANIMAÇÃO NA EUROPA: FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE ZAGREB 30.Out // 16:30h. ANIMAÇÃO PORTUGUESA REVISITADA + Debate, com Marta Madureira (Ilustradora, Diretora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA). As sessões têm lugar no Laboratório de Imagem 0.08 (ICS – Edif. 15). A entrada é livre. Criado em 2013, o Pré-Festival permite levar o CINANIMA às Universidades, exibindo sessões totalmente distintas. O Festival está já na sua 43.ª Edição e irá decorrer de 11 a 17 de Novembro, em vários espaços culturais do concelho de Espinho. As parcerias CINANIMA têm, continuamente, elevado o evento e permitem uma adesão muito económica ao Festival de várias comunidades, quer locais e regionais, quer internacionais: os visitantes podem, por exemplo, usufruir de viagens CP por apenas 2€ nas linhas Braga, Porto e Aveiro, apresentando um voucher que será estrategicamente distribuído por universidades e escolas. Para mais informações sobre o CINANIMA, pf. visitar o site “cinanima.pt”, ou pela página no Facebook.

Os Elementos do Jornalismo no novo Universo informativo

O Departamento de Ciências da Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho acolhem, entre os dias 18 de setembro e 4 de dezembro, o curso “The Elements of Journalism in the New Information Universe”, com o jornalista e professor convidado norte-americano, Walter Dean.

IV CURTAS CC – 2019

4ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.

III CURTAS CC – 2018

Decorreu na sala Blackbox do gnration, no centro de Braga, a 3ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.