2º Ciclo

Mestrados

Após ter completado a Licenciatura, é altura de consolidar conhecimentos. O Departamento de Ciências da Comunicação oferece, para o 2º Ciclo, dois projetos.

Mestrado em Ciências da Comunicação
Coordenadora: Felisbela Lopes – felisbela@ics.uminho.pt

Este é o curso de 2º Ciclo que se inscreve no prolongamento do 1º Ciclo em Ciências da Comunicação. Destina-se a aprofundar e a especializar os conhecimentos adquiridos no nível anterior, fornecendo uma preparação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou de investigação nesta área disciplinar. O 2º ciclo (mestrado) em Ciências da Comunicação divide-se em três áreas de especialidade distintas:
• Área de Especialidade de Audiovisual e Multimédia
• Área de Especialidade de Informação e Jornalismo
• Área de Especialidade de Publicidade e Relações Públicas

O estudante pode optar por:
• Ramo Profissionalizante;
• Ramo de Investigação.

Quem opte pelo Ramo Profissionalizante, concluirá o seu curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa empresa do setor da Comunicação, a que se segue a elaboração (e defesa pública) do respetivo relatório. Quem prefira o Ramo de Investigação, em vez de estágio em empresa, preparará um projeto de investigação e dedicará o 2º ano do curso à elaboração da respetiva dissertação, a qual será posteriormente defendida em provas públicas.

Este Mestrado promove a autonomia e um contacto mais estreito com os contextos profissionais, assim como a aquisição de referências teóricas e metodológicas adequadas ao desenvolvimento de um projeto de investigação.

Algumas das Unidades Curriculares do curso são comuns às três áreas de especialidade, outras são diferentes. O mesmo se diga relativamente aos dois ramos em que o curso se subdivide. Com um horário pós-laboral, as aulas decorrem num ambiente de proximidade, aprofundamento e interatividade. Prevê-se, neste contexto, a realização de exercícios práticos, em diversos laboratórios de actividades experimentais. É deste modo expectável uma forte ligação entre o curso e o mercado profissional.

Na etapa final, o estágio visa completar a formação adquirida e propiciar aos estudantes uma oportunidade para colocarem em prática os conhecimentos, competências e estratégias apreendidos. O Departamento de Ciências da Comunicação tem vários protocolos com diversas empresas e instituições da área da Comunicação e dos Media onde se realiza esse estágio – afinal de contas, uma rampa de introdução ao exercício profissional.

Os estudantes que decidam optar pelo ramo de Investigação, beneficiam de um acompanhamento em regime tutorial tendo em vista, ao longo do 2º ano do curso, a preparação de uma dissertação. Esta opção abre-se à possibilidade de eventuais posteriores desenvolvimentos, seja ao nível da formação (curso de Doutoramento), seja ao nível da investigação em contexto de projetos coletivos.