Mestrado

Ciências da Comunicação

Uma formação profissionalizante em três áreas, ou um percurso de investigação

Este curso de 2º Ciclo (Mestrado) inscreve-se no prolongamento do 1º Ciclo (Licenciatura) em Ciências da Comunicação. Destina-se a aprofundar e a especializar os conhecimentos adquiridos no nível anterior, fornecendo uma preparação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou de investigação nesta área disciplinar.

O estudante pode optar pelos seguintes ramos:
• Ramo Profissionalizante; ou
• Ramo de Investigação.

O Ramo Profissionalizante divide-se em três áreas de especialidade distintas:
• Área de Especialidade de Audiovisual e Multimédia
• Área de Especialidade de Informação e Jornalismo
• Área de Especialidade de Publicidade e Relações Públicas

Quem opte pelo Ramo Profissionalizante concluirá o seu curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa empresa do setor da Comunicação, a que se segue a elaboração do respetivo Relatório. Quem prefira o Ramo de Investigação, em vez de estágio em empresa, preparará um projeto de investigação e dedicará o 2º ano do curso à elaboração da respetiva Dissertação. Tanto o Relatório como a Dissertação serão posteriormente defendidos em sessão de provas públicas.

Este Mestrado promove a autonomia e um contato mais estreito com os contextos profissionais, assim como a aquisição de referências teóricas e metodológicas adequadas ao desenvolvimento de um projeto de investigação.

Algumas das Unidades Curriculares do curso são comuns às três áreas de especialidade, outras são específicas. Com um horário pós-laboral, as aulas decorrem num ambiente de proximidade, aprofundamento e interatividade.

Na etapa final, o estágio visa completar a formação académica com a aplicação dos conhecimentos, competências e estratégias em contexto profissional. O DCC tem vários protocolos com diversas empresas e instituições da área da Comunicação e dos Media onde o estágio se realiza.

Os estudantes do ramo de Investigação beneficiam de um acompanhamento em regime tutorial tendo em vista, ao longo do 2º ano do curso, a preparação de uma Dissertação.