Mestrado

Comunicação, Arte e Cultura

Uma formação multidisciplinar na Comunicação, na Arte e na Cultura

O curso de Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura faculta uma formação multidisciplinar que integra as abordagens teóricas e metodológicas da arte, da comunicação e da cultura. Estas áreas, estreitamente interligadas, não só convocam especialidades técnicas e científicas consolidadas, como envolvem atividades económicas e sociais em franca expansão.

Este mestrado apresenta um programa consistente nas áreas da cultura, dos média e da sociedade, com ênfase para a relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as potencialidades de caráter económico, a produção imagética e artística, a conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a cultura, a formação das identidades individuais e sociais e o relacionamento intercultural.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Departamento de Sociologia e do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

 

Objetivos
São objetivos deste curso de segundo ciclo:

  • Promover a formação específica e transversal respeitante às modalidades, funcionalidades e complementaridades caraterísticas da Comunicação, da Arte e da Cultura;
  • Propiciar a aprendizagem de formas inovadoras de articulação entre as novas tecnologias de informação e a criação e a difusão na área da Comunicação, da Arte e da Cultura;
  • Assumir a vantagem em articular os repertórios científicos e os instrumentos metodológicos da Sociologia, dos Sistemas de Informação e da Comunicação ao nível da investigação e da intervenção nas áreas da Comunicação, da Arte e da Cultura;
  • Estimular o espírito inovador e criativo nos estudantes, no sentido da utilização adequada das técnicas / metodologias em diversos contextos de investigação ou atividade profissional;
  • Atender às necessidades de investigação e profissionais emergentes no mundo digital, nas redes entre organizações e empresas, nas indústrias criativas, no turismo e no lazer.

 

Outras ligações:
->> Página do MCAC no Facebook
->> Blogue oficial do MCAC