Mestrado
Comunicação de Ciência

Áreas Profissionais

A comunicação de Ciência e Tecnologia é estruturante para a Sociedade do Conhecimento

O curso de Comunicação de Ciência destina-se a formar profissionais que tenham interesse em trabalhar com organizações envolvidas na produção e comunicação de ciência e tecnologia, desde centros de investigação a museus e start-ups tecnológicas. Considerando ainda as crescentes obrigações de transparência e comunicação dos processos e resultados científicos associada aos contratos de financiamento, a nível nacional e europeu, a dotação de competências desses centros nesses domínios afigura-se uma prioridade crescente, sendo cada vez mais frequente a criação de gabinetes de comunicação.

Outras instituições em Portugal podem beneficiar igualmente de profissionais com competências no domínio da comunicação para dinamização das suas actividades de divulgação e envolvimento dos públicos, nomeadamente centros de Ciência Viva e museus científicos.

Aumentar os níveis de literacia científica da população em geral, e da população escolar em particular, é indissociável de práticas de comunicação competentes e informadas. Não podemos esquecer, assim, os milhares de professores de áreas científicas diversas do ensino secundário que podem procurar melhorar as suas competências de comunicação, para melhor motivar e sensibilizar alunos. Da mesma forma, cientistas e investigadores das mais variadas áreas científicas ou tecnológicas podem encontrar nesta formação uma oportunidade para trabalhar competências de comunicação, divulgação, organização de eventos ou de relacionamento com os média.