Eventos

CECS organiza conferência da ECREA em 2020

O evento realizar-se-á entre 2 e 5 de outubro de 2020 na Universidade do Minho, em Braga, e é subordinado ao tema “Communication and Trust: building safe, sustainable and promising futures”, tendo como objetivo analisar, não apenas as práticas de comunicação da era tecnológica, como também as vulnerabilidades decorrentes de uma sociedade acelerada e em rápida mudança para o digital.

As tecnologias de informação e comunicação não têm tido apenas consequências benéficas para o desenvolvimento social. Pelo contrário, estão associados muitos desenvolvimentos perversos, que se traduzem em novos e inesperados perigos e riscos sociais. A proposta de tema apresentada pelo CECS ao Executive Board da ECREA apoia-se, por isso, na ideia segundo a qual “a manipulação e a falsificação da informação, a acrescida insegurança dos cidadãos e a violação da privacidade, pelo alargamento da sociedade de controlo tecnológico, são perigos que não podem ser ignorados. Longe de serem sinónimo de transparência e conteúdo qualificado, o acesso a múltiplos canais de comunicação e a abundância de informação exigem, hoje, competências adicionais que permitam aos cidadãos distinguir entre oportunidades e ameaças para a comunidade”.

Neste contexto, com a confiança dos cidadãos a ser afetada pela incerteza e pela insegurança, cabe às tecnologias de informação e comunicação exercerem uma função de cidadania, interrogando as atuais práticas de informação, e também o próprio sistema informativo, de modo a serem salvaguardadas as condições da liberdade e do funcionamento democrático das instituições.