Eventos

Dentro ou fora do Campus, os cursos marcam a atualidade pela diversidade de iniciativas.

Best of CC-2019

Best of CC-2019

Uma seleção de excertos dos melhores trabalhos de alunos desenvolvidos em Audiovisual e Multimédia na Licenciatura e Mestrado de Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, em 2019.

Visita ao Teatro Circo

Adriano Ferreira Borges A 16 de abril de 2018, a turma da edição 2017-2019 do MCAC, esteve à conversa com o diretor artístico Paulo Brandão e a responsável pela comunicação Luciana Queirós da Silva do Teatro Circo. Foi mais uma sessão do Ciclo de Sessões com a participação de profissionais com currículo relevante na área da cultura, que ocorreu desta feita no âmbito da visita a este reconhecido equipamento cultural da cidade de Braga. Adriano Ferreira Borges

Escola de Primavera (2018-2019)

Organizada anualmente pela Comissão Diretiva do mestrado, para estudantes e docentes do curso, a Escola de Primavera ocorreu em Melgaço, entre os dias 4 e 5 de maio de 2019.

VII Jornadas MCAC

Organizada pela Comissão Diretiva do Mestrado, esta atividade do mestrado visa a partilha de experiências e percursos nos projetos de investigação e de intervenção entre estudantes e para estudantes. Na edição deste ano (2019-2020), realizada no dia 14 de janeiro, na sala de Atos do ICS, contámos com a participação de quatro estudantes que apresentaram e discutiram os seus projetos ou os resultados dos mesmos.

Aluna de Doutoramento em Ciências da Comunicação distinguida com Prémio António Sérgio

Alexandra Figueira, aluna do Doutoramento em Ciências de Comunicação, foi distinguida com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria de Estudos e Investigação, pela tese de Doutoramento intitulada “Estudo da Comunicação Organizacional como fator de sustentabilidade nas parcerias estratégicas entre organizações solidárias e empresas”, orientada pelos Professores Teresa Ruão e Paulo Reis Mourão, da Universidade do Minho.

Prémio Obciber de Jornalismo Académico para alunos de Ciências da Comunicação

A grande reportagem de Diogo Rodrigues e Rui Araújo ganhou o Prémio Obciber de Jornalismo Académico de 2019. “Entre o éter e o digital, a rádio é aquilo que somos'”, foi publicada no ComUM, sendo o terceiro ano consecutivo que o jornal online dos alunos de Ciências da Comunicação vence este prémio. O prémio foi atribuído pelo Observatório de Ciberjornalismo, a 28 de novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Helena Sousa assumiu presidência do Conselho Cultural da UMinho

Helena Sousa, professora catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UMinho) foi empossada como nova presidente do Conselho Cultural da UMinho. A tomada de posse ocorreu a 10 de outubro, pelas 17h, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga, tendo o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e a nova presidente do Conselho Cultural intervido na sessão. Cf. detalhe do evento. (fotos: Universidade do Minho – Oficial)

DCC n’ “o CINANIMA vai às Universidades”

O DCC, no quadro da Universidade do Minho, associa-se, pela primeira vez, ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. O CINANIMA apresenta, em outubro, em dez Universidades Portuguesas, aproximadamente 60 filmes de animação de autor. O ciclo denominado “O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES” decorre durante outubro e é gratuito para a comunidade académica e público em geral. O DCC exibe duas das quatro sessões dedicadas à UMinho, apresentando um olhar sobre a programação extra-competição deste ano do CINANIMA: 16.Out // 16:30h. OLHARES SOBRE O ENSINO DA ANIMAÇÃO NA EUROPA: FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE ZAGREB 30.Out // 16:30h. ANIMAÇÃO PORTUGUESA REVISITADA + Debate, com Marta Madureira (Ilustradora, Diretora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA). As sessões têm lugar no Laboratório de Imagem 0.08 (ICS – Edif. 15). A entrada é livre. Criado em 2013, o Pré-Festival permite levar o CINANIMA às Universidades, exibindo sessões totalmente distintas. O Festival está já na sua 43.ª Edição e irá decorrer de 11 a 17 de Novembro, em vários espaços culturais do concelho de Espinho. As parcerias CINANIMA têm, continuamente, elevado o evento e permitem uma adesão muito económica ao Festival de várias comunidades, quer locais e regionais, quer internacionais: os visitantes podem, por exemplo, usufruir de viagens CP por apenas 2€ nas linhas Braga, Porto e Aveiro, apresentando um voucher que será estrategicamente distribuído por universidades e escolas. Para mais informações sobre o CINANIMA, pf. visitar o site “cinanima.pt”, ou pela página no Facebook.