Mestrado Ciências da Comunicação

Uma formação profissionalizante em três áreas ou um percurso de investigação

DCC n’ “o CINANIMA vai às Universidades”

O DCC, no quadro da Universidade do Minho, associa-se, pela primeira vez, ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. O CINANIMA apresenta, em outubro, em dez Universidades Portuguesas, aproximadamente 60 filmes de animação de autor. O ciclo denominado “O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES” decorre durante outubro e é gratuito para a comunidade académica e público em geral. O DCC exibe duas das quatro sessões dedicadas à UMinho, apresentando um olhar sobre a programação extra-competição deste ano do CINANIMA: 16.Out // 16:30h. OLHARES SOBRE O ENSINO DA ANIMAÇÃO NA EUROPA: FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE ZAGREB 30.Out // 16:30h. ANIMAÇÃO PORTUGUESA REVISITADA + Debate, com Marta Madureira (Ilustradora, Diretora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA). As sessões têm lugar no Laboratório de Imagem 0.08 (ICS – Edif. 15). A entrada é livre. Criado em 2013, o Pré-Festival permite levar o CINANIMA às Universidades, exibindo sessões totalmente distintas. O Festival está já na sua 43.ª Edição e irá decorrer de 11 a 17 de Novembro, em vários espaços culturais do concelho de Espinho. As parcerias CINANIMA têm, continuamente, elevado o evento e permitem uma adesão muito económica ao Festival de várias comunidades, quer locais e regionais, quer internacionais: os visitantes podem, por exemplo, usufruir de viagens CP por apenas 2€ nas linhas Braga, Porto e Aveiro, apresentando um voucher que será estrategicamente distribuído por universidades e escolas. Para mais informações sobre o CINANIMA, pf. visitar o site “cinanima.pt”, ou pela página no Facebook.

Os Elementos do Jornalismo no novo Universo informativo

O Departamento de Ciências da Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho acolhem, entre os dias 18 de setembro e 4 de dezembro, o curso “The Elements of Journalism in the New Information Universe”, com o jornalista e professor convidado norte-americano, Walter Dean.

IV CURTAS CC – 2019

4ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.

Workshop de Pixilation: uma técnica de Stop Motion

Pixilation é uma técnica de Stop Motion e uma das mais antigas técnicas de animação. O que a distingue é a utilização da figura humana como modelo no registo frame a frame, conseguindo deste modo animar atores vivos juntamente com objectos inanimados. A formação é ministrada por Mónica Santos, realizadora, professora e ilustradora, com um mestrado em Arte e Design de Comunicação na Royal College of Art. Juntamente com Alice Guimarães realizou as curtas de animação em pixilation “Amélia & Duarte” (2015 [https://vimeo.com/242557386] e “Entre Sombras” (2018), ambas com inúmeros prémios em festivais nacionais e internacionais. As vagas são limitadas, pelo que os alunos – licenciatura, mestrado ou doutoramento – deverão inscrever atempadamente em: * https://forms.gle/N2z3p2m8oTqfJqf96 A atividade tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, no âmbito do programa de “Formação de Estudantes na Área do Cinema e Audiovisual”.

III CURTAS CC – 2018

Decorreu na sala Blackbox do gnration, no centro de Braga, a 3ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.