Boas-vindas

Boas-vindas ao Departamento de Ciências da Comunicação!

O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) é uma subunidade orgânica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho tendo como missão criar, transmitir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências da Comunicação.

Contando com uma experiência formativa com mais de duas décadas, o Departamento de Ciências da Comunicação ministra projetos de ensino ao nível dos três ciclos de estudos do Ensino Superior: 1º Ciclo (Licenciatura, com a duração de três anos), 2º Ciclo (Mestrado, com a duração de dois anos) e 3º Ciclo (Doutoramento, com a duração de três anos).

Os 1º e 2º Ciclos em Ciências da Comunicação oferecem percursos em três áreas de especialidade: Informação e Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, Audiovisual e Multimédia. Ao nível do 2º Ciclo, é ainda oferecido o Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, em parceria com o Departamento de Sociologia.

Ao nível do 3º Ciclo, o Departamento de Ciências da Comunicação oferece o Doutoramento em Ciências da Comunicação, o Doutoramento em Estudos Culturais, este em colaboração com o Instituto de Letras e Ciências Humanas e o Departamento de Sociologia e ainda o Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (Doutoramento FCT) .

Os projetos de ensino estão em permanente interação com a atividade de investigação que é desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, um centro de investigação reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e classificado como ‘Excelente’ no último processo de avaliação a cargo de um comité internacional.

A interação com a comunidade científica, nacional e internacional, as parcerias com empresas e outras entidades ligadas ao setor da comunicação, bem como a ligação e o intercâmbio com a comunidade, têm sido áreas em que o DCC tem apostado fortemente, com a preocupação permanente de assegurar uma oferta formativa de qualidade e inovadora.

No plano internacional, será ainda de destacar os programas de intercâmbio entre universidades que têm permitido a mobilidade de um número significativo de estudantes, quer de estudantes de países estrangeiros que procuram a UM como instituição de acolhimento, quer de alunos de Comunicação que optam por prosseguir os seus estudos no DCC.

Com uma equipa dinâmica e empenhada, o DCC tem registado uma grande procura dos cursos que ministra, o que é certamente motivo para continuar a desenvolver um trabalho que se pauta pela exigência e pela atualização científica permanente.

A Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação,
Sara Pereira