Espaços

Laboratórios, estúdios e equipamentos para aplicação de conhecimentos

LABORATÓRIOS
O Departamento de Ciências da Comunicação dispõe de quatro laboratórios pedagógicos com cerca de 60 m2 cada, de suporte às atividades letivas de caráter prático.

Fora das atividades de lecionação, os laboratórios podem ser utilizados pelos alunos dos diferentes ciclos de estudo em Ciências da Comunicação para concretização das suas tarefas pedagógicas, mediante registo prévio.

2 Laboratórios Informáticos: MMI (0.06) e MMII (0.07)
Espaços pedagógicos com 28 e 27 postos de trabalho, respetivamente, equipados com computadores para realização de diversas tarefas: edição não linear de vídeo e de áudio, edição de imagem, animação, produção de conteúdos, desenvolvimento de sítios Web.
Os equipamentos são de tipologia PC (CPU i5, 16GB de RAM, gráfica dedicada nVidia e discos SSD), com monitores de 23” e contendo software da família Adobe, entre outros.

Sala de Imagem (0.08)
Espaço de aulas para exercitação da produção audiovisual e de jornalismo televisivo, encontrando-se dividido em duas partes:
* Uma reservada para estúdio, com câmaras, tripés com rodados, projetores de luz e painel de “chroma”;
* Outra, equipada com um cenário para informação, uma mesa de apresentação televisiva e um sistema de teleponto associado a uma câmara de vídeo.

Sala de Som (0.09)
Espaço multifacetado para exercitação da produção radiofónica e audiovisual, dividindo-se em três áreas:
* Na primeira, encontra-se a “régie” onde chegam os sinais de vídeo e de áudio produzidos na “Sala de Imagem”;
* Na segunda, encontram-se postos de edição de áudio e de vídeo com os programas informáticos correspondentes (Adobe Audition, Premiere e After Effects);
* A terceira é composta por uma cabine de som destinada a exercícios de voz para trabalhos de rádio, de televisão e outros. Este espaço está equipado com um sistema informático de gravação de áudio, computador, mesa de mistura e microfones de estúdio.

EQUIPAMENTOS
O Departamento de Ciências da Comunicação disponibiliza aos estudantes – por via de empréstimo – um número diversificado de equipamentos. O seu uso obedece a um conjunto de normas estabelecidas por um Regulamento.

Destacam-se os seguintes equipamentos:
* Kits para produção de vídeo, compostos por câmara de vídeo Sony HXR-MC2000, tripé, microfone de lapela, carregador e baterias, cabos e outros acessórios;
* Kits para produção de vídeo/fotografia, compostos por câmara Canon 600D/750D, tripé, microfone de lapela com fios ou emissor/recetor, carregador e baterias, cartão de memória, cabos e outros acessórios;
* Diferentes objetivas suplementares de 24mm, 50mm e 75-300mm, filtros UV e ND;
* Controlos remotos para câmaras fotográficas;
* Fotómetro, slider de rolamentos, refletores e difusores de luz, painel de “chroma key” e mini grua portáteis;
* Câmaras GoPro Hero 5, com Karma Grip e GoPro Hero 4, com cartão de memória, carregador, bateria e outros acessórios;
* Kits de som, compostos por perche Rode, gravador Zoom H4N e cartão de memória, microfone Rode NTG-2, cabos, baterias e outros acessórios;
* Gravadores de som Zoom H1, cartão de memória, cabos, baterias e outros acessórios;
* Gravadores de som Zoom H2N, cartão de memória, cabos, baterias e outros acessórios;
* Microfones de punho, Rode Shotgun e outros;
* Estabilizadores e tripés de tamanhos diversos;
* Kits de iluminação.

Share This