Docentes

Alberto Teixeira de Sá

Professor Auxiliar

Alberto Teixeira de Sá é Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, no Departamento de Ciências da Comunicação. É Diretor-Adjunto de Departamento, e Diretor-Adjunto do Mestrado em Media Arts (2021-). Exerceu anteriormente os cargos de Diretor da Licenciatura (2015-2017) e de Diretor-Adjunto do Mestrado em Ciências da Comunicação (2017-2019).

É investigador do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) onde tem desenvolvido trabalhos de investigação sobre os estudos da memória social e coletiva e das representações sociais, na mediação digital e tecnológica da memória (da qual realizou Tese de Doutoramento sobre Arquivos e Preservação Digital da Memória), e das Media Arts. Os seus interesses de investigação também se estendem à História Urbana Medieval (da qual fez provas de mestrado).

É membro da equipa de investigação do projeto científico nacional com financiamento “AUDIRE. Audio Repositório: guardar memórias sonoras” [www.audire.uminho.pt]. É também membro da equipa de investigação do projeto científico nacional com financiamento “MigraMediaActs – Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” [www.migra.ics.uminho.pt].

Foi co-líder do Working Group 2 do projeto e-COST Action IS1205 (Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union) e membro do seu ‘Steering Committee’. É coordenador de evento científico-cultural CURTAS CC (Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho). É responsável pelo projeto “Produções CC-UMinho: Projetos Audiovisuais Curriculares em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho”, com financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, no quadro do programa “Apoio à Formação de Estudantes que frequentem Cursos Especializados na Área do Cinema e Audiovisual”.

Tem leccionado diversas unidades curriculares tanto de licenciatura como de mestrado, na área de especialidade de Audiovisual e Multimédia: “Design de Comunicação e de Publicação”, “Composição Digital”, “Técnicas de Criação e Comunicação na Arte e na Cultura”, “História das Media Arts” e “Teoria dos Meios Digitais”. Igualmente colabora no doutoramento na UC “Seminário de Investigação”. Tem desenvolvido diversas orientações de estudantes de mestrado e doutoramento em Ciências da Comunicação, Media Arts e em Comunicação, Arte e Cultura.