O foco da sua investigação na linha “Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais” do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade é a publicidade como plataforma para o exercício da cidadania e a sua interação com o consumidor-cidadão. Dedica-se ainda às questões globais da cidadania e da participação emergente da sociedade civil e estuda o papel da comunicação estratégica e organizacional como impulsionadoras de formas inovadoras e alternativas de cidadania, ativismo e mudança social.
Mestre em Som e Imagem, especializada em Argumento, pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem dado um contributo ativo à academia também em diversas associações científicas nacionais e internacionais, nomeadamente, no âmbito da Sopcom – Sociedade Portuguesa de Comunicação, da ECREA – European Communication Research and Education Association, onde integrou a direção da OSCS – Organisational and Strategic Communication Section (2010-2016). Atualmente é Vice-Chair da Participatory Communication Research Section da IAMCR – International Association for Media and Communication Research. Integra o conselho científico da plataforma de transferência de conhecimento territorial UM Cidades. Tem editado vários livros internacionais, organizado e participado em múltiplos encontros científicos.
Antes de se dedicar à academia acreditou poder mudar o mundo como jornalista. Mas mudou de profissão e foi diretora criativa e copywriter publicitária durante mais de 18 anos.
Publicações recentes:
Duarte Melo, A. e Duque, M. (2018) ParticipAD – Participatory Advertising / Publicidad Participativa…, PCR/IAMCR. Braga: CECS/IAMCR; http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/244/showToc
Duarte Melo, A. (2018) A marca dos cidadãos: intervenção, ocupação e subversão na paisagem publicitária urbana, in Pires & Mesquita (eds.) Publi-Cidade e Comunicação Visual Urbana (pp. 61-89). Braga: CECS; http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2896/2801
Oliveira, E.; Duarte Melo, A. & Gonçalves, G. (Ed) (October 2016) Strategic Communication for Non-Profit Organisations: Challenges and Alternative Approaches, USA, Vernon Press, ISBN: 978-1-62273-194-7, https://vernonpress.com/title?id=223#.V-z840siHA5
Duarte Melo, A. et al. (2015) Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives II, Editado por Organisational and Strategic Communication Section / ECREA – European Communication Research and Education Association, Braga: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho/OSCS|ECREA, http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/167