Docentes

Rosa Cabecinhas

Professora Associada com Agregação

Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, doutorou-se em Ciências da Comunicação (Psicossociologia da Comunicação), em 2003. Ensina nas áreas da Psicologia Social, Comunicação Intercultural e Métodos de Investigação.

Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Comissão Europeia. Foi vice-chair da rede COST “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union” (2012-2016).

Atualmente é Investigadora Principal do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” / “Migrations, media and activisms in Portuguese language: decolonising mediascapes and imagining alternative futures” PTDC/COM-CSS/3121/2021. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar sobre representações sociais, comunicação intercultural, migrações, discriminação social, diversidade e mudança social.

Entre as suas publicações destacam-se os seguintes livros: Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial (2017, 2ª edição), Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (com Luís Cunha, 2017, 2ª edição), De outro género: Propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo (com Carla Cerqueira, Sara I. Magalhães, Anabela Santos e Conceição Nogueira, 2014), (In)visibilidades: Imagem e Racismo (com Ana Cristina Pereira e Michelle Sales, 2020) e Abrir os gomos do tempo. Conversas sobre Cinema em Moçambique (com Ana Cristina Pereira, 2022).

Participou na fundação da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e é membro da ECREA (European Communication Research and Education Association), assim como de diversas associações nacionais e internacionais nas áreas da psicologia, sociologia, estudos culturais e ciências da educação. Fez parte da equipa que fundou o Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, que coordena desde a sua fundação, e participou na fundação do ‘Grupo de Trabalho em Comunicação Intercultural’ da Sopcom, tendo exercido as funções de coordenadora-adjunta.