A Licenciatura oferece três percursos da área da Comunicação:
* Audiovisual e Multimédia
* Informação e Jornalismo
* Publicidade e Relações Públicas
Entende-se por percurso um conjunto de 5 Unidades Curriculares (UCs) de formação mais específica, no âmbito da formação genérica/global da licenciatura. Ao optar por um dos percursos, o aluno assume a realização desse conjunto de 5 UCs, distribuídas ao longo do 4º, 5º e 6º semestres do curso.
A escolha do percurso é feita no final do 3º semestre do curso.
UNIDADES CURRICULARES | SEMESTRE |
---|---|
1º ano | |
História da Comunicação Teorias da Comunicação Design, Estética e Visualidade Corpo e Performance Comunicação, Imagem e Novos Média Opção 1 |
1º |
Atelier de Audiovisual I Atelier de Comunicação Estratégica I Atelier de Jornalismo I Corpo e Escrita Comunicação, Som e Vídeo Métodos de Investigação em Comunicação |
2º |
2º ano | |
Atelier de Audiovisual II Atelier de Comunicação Estratégica II Atelier de Jornalismo II Design de Comunicação e de Publicação Semiótica Sociologia da Comunicação |
1º |
Media e Culturas Contemporâneas Comunicação Internacional Estudos do Discurso Psicologia Social Linguagens e Narrativas Audiovisuais I --ou-- Escrita Jornalística --ou-- Estratégia e Criatividade em Publicidade I Linguagens e Narrativas Multimédia I --ou-- Jornalismo e Som --ou-- Estratégia e Criatividade em Relações Públicas I |
2º |
3º ano | |
Públicos e Práticas Mediáticas Opção UMinho Opção 2 Economia Política da Comunicação Linguagens e Narrativas Audiovisuais II --ou-- Jornalismo e Vídeo --ou-- Estratégia e Criatividade em Publicidade II Linguagens e Narrativas Multimédia II --ou-- Jornalismo Multimédia --ou-- Estratégia e Criatividade em Relações Públicas II |
1º |
Comunicação, Mercados e Tendências Literacia para os Media e Cidadania Ética e Deontologia da Comunicação Opção 3 Projeto e Portefólio em: Audiovisual e Multimédia --ou-- Informação e Jornalismo --ou-- Publicidade e Relações Públicas |
2º |