O curso de Mestrado em Media Arts proporciona uma formação avançada no cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital, promovendo a produção de conhecimento, inovação e empregabilidade neste domínio de exploração artística, através de um plano de estudos de forte cariz projetual e laboratorial. Sendo a área das Media Arts particularmente emergente, a componente científica do plano de estudos beneficia do forte compromisso entre o enquadramento teórico, a prática experimental e o pensamento crítico, permitindo uma interação constante entre o saber-refletir e o saber-fazer.
Alicerçado numa sólida articulação interdisciplinar, este plano de estudos procura tirar partido da natureza matricial da UMinho, beneficiando da colaboração entre o Departamento de Ciências da Comunicação do ICS com a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura, nomeadamente através de uma oferta variada de UCs optativas.
O Mestrado em Media Arts está também atento ao contexto sociocultural e geográfico da região e do país, tendo como objetivo reforçar a centralidade da UMinho no plano cultural e criativo da cidade de Braga, que desde 2017 faz parte da rede da UNESCO Creative Cities Network na área das Media Arts. Este Mestrado beneficiará, portanto, de uma relação íntima com a atividade da Braga Media Arts e do gnration, devidamente protocolada com a sua entidade gestora, a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga, EM SA, proporcionando uma integração e interação dinâmicas com a sua programação cultural e programa de residências artísticas, revestindo este ciclo de estudos de caraterísticas únicas no contexto nacional.
Este é um ciclo de estudos destinado essencialmente a licenciados, com ou sem experiência profissional e/ou artística, nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação, bem como em outras áreas afins, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos.
São objetivos gerais do curso:
- Assegurar a formação superior pós-graduada em Media Arts, focada nas áreas de arte sonora, motion graphics, animação e vídeo digital, história e teoria dos media digitais, mercados de produção digital transmediática, semiótica do audiovisual e análise da receção e dos públicos;
- Garantir o necessário contexto de investigação e de produção científica nas áreas que integram o domínio emergente das Media Arts: tecnologias digitais, comunicação digital e arte digital;
- Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidades de produção de artefactos sonoros, videográficos e interativos, nas suas relações com o espaço e o público;
- Contribuir para a inserção dos estudantes nos circuitos nacional e internacional de produção de Media Arts, através de uma rede de parceiros na área devidamente protocolada;
- Proporcionar aos estudantes, em contexto de aprendizagem de cariz projetual e exposição artística, oportunidades de contacto e interação real com os públicos das Media Arts;
- Potenciar o ecossistema cultural e criativo da região com uma identidade transdisciplinar, situada no cruzamento entre a comunicação digital, as expressões artísticas formais e o uso das tecnologias na prática artística.
Regime de funcionamento
A definir pela Universidade do Minho para o ano letivo de 2022/2023, com início previsto em outubro. Consultar informação atualizada aqui.
Local
As aulas irão ocorrer, na sua maioria, nas instalações do Instituto de Ciências Sociais, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (Braga).
Algumas UCs optativas irão funcionar em instalações da Universidade do Minho em Guimarães (Azurém e/ou Couros).
Prevê-se ainda que as aulas das UCs de Projeto Laboratorial possam beneficiar de espaços nas instalações do gnration e/ou do Media Arts Center (em construção), ambos no centro da cidade de Braga, e cedidos ao abrigo do protocolo entre a Universidade do Minho e a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga EM. SA.