Docentes participam no Colóquio ’Língua, Cultura, Arte e… Inteligência Artificial’
No próximo dia 19 de outubro, terá lugar, na Escola de Educação, o Colóquio ‘Língua, Cultura, Arte e… Inteligência Artificial’ organizado pelo Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho. Os professores Daniel Brandão e Helena Pires fazem parte do programa.

Não obstante a pertinência de todo o evento, importa salientar a Mesa Redonda intitulada ‘(Re)combinações de arte-ciência com IA’, uma discussão que contará com a moderação da Professora Helena Pires e com o debate entre Sónia Leitão, Diretora Criativa da Caetsu, Mário Vairinhos, Professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e o Professor Daniel Brandão, Professor do nosso departamento e diretor do Mestrado em Media Arts.
Este é um evento aberto a toda a comunidade e de especial interesse para os estudantes com foco nos temas da Imagem e Arte Digital. Mais informação sobre o evento pode ser consultada aqui.
Notas biográficas
Daniela Braga
Fundadora e CEO da Defined.ai, uma das startups com maior crescimento no mundo no sector da IA. Tem formação híbrida como linguista (Universidade do Minho) e engenheira (Doutoramento, Universidade da Corunha), e 20 anos de experiência em tecnologia da fala, tanto academicamente como na indústria. Foi galardoada com vários prémios, entre os quais o E&Y Entrepreneur of the Year Pacific Northwest 2020 Award e o Premio João Vasconcelos 2019 Entrepreneur of the Year. É membro da World Economic Forum’s Expert Network, que reúne especialistas de renome que se distinguiram pela sua experiência empresarial e liderança de pensamento sobre inteligência artificial. Em junho de 2021, foi nomeada para a National Artificial Intelligence (AI) Research Resource Task Force, um organismo de 12 pessoas que aconselha o presidente dos EUA a promover a IA nos Estados Unidos.
José Teixeira
Licenciado em Humanidades (variante de Estudos Portugueses – Línguas e Literaturas Modernas) na Universidade Católica (Faculdade de Filosofia de Braga), com Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Universidade do Minho, em 1990. Doutorado em Ciências da Linguagem, Linguística Portuguesa, em 2000, pela Universidade do Minho. Conta com os seguintes interesses de investigação: Linguística Cognitiva (semântica e léxico), Língua e Publicidade e Língua Portuguesa como L1 e L2. De 1984 a 1986 lecionou na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Braga. De 1986 até à atualidade leciona na Universidade do Minho.
João Gabriel Ribeiro
Jornalista e designer que co-fundou e agora dirige o Shifter.pt. Sempre foi movido pela curiosidade e autodidata por natureza, explorando diversos temas que vão da tecnologia à filosofia e encontrando relações relevantes entre eles. O seu foco principal é pesquisar e escrever sobre a relação da tecnologia com a sociedade contemporânea, tendo abordado temas como a Inteligência Artificial, Novos Media e Blockchain.
Sónia Leitão
Diretora Criativa da CAETSU TWO, uma das maiores agências de publicidade nacionais, que pertence ao Grupo Salvador Caetano. Com mais de 25 anos de experiência, orienta e desenvolve estratégias para marcas e é responsável pela direção criativa, coordenando uma equipa com mais de 40 criativos, entre Portugal e Moçambique. Trabalha diariamente insígnias como a Fidelidade, Multicare, Toyota, Lexus, Hyundai, BYD, Cetelem, MDS, Turismo do Porto e Norte, Pfizer, entre outras que já lhe garantiram alguns prémios de eficácia e criatividade. Pós-graduada em Marketing Digital / E-commerce pela UMinho Executive Business Education e Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, começou como copywriter na Young & Rubicam, em Lisboa. É perfecionista, otimista, pragmática e tem o privilégio de adorar fazer o que faz.
Mário Vairinhos
Docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigador no Digimedia – Research Center, do qual é fundador. Atualmente coordena o grupo de investigação Games & Storytelling, no Digimedia, e é diretor do Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Desenvolve trabalho e investigação na área da Interação Humano-computador e Realidades Mistas.
Daniel Brandão
Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do ICS-UM, é também investigador integrado do CECS e colaborador do ID+. Licenciado em Design de Comunicação (2004), Mestre em Arte Multimédia (2008) e Doutorado em Media Digitais, na Especialidade de Criação Audiovisual e de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto (2014). No âmbito do doutoramento desenvolveu o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website participativo com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade. É também um dos coordenadores do Citadocs, um projeto de realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Futureplaces Medialab for Citizenship. Tem dez anos de experiência de docência no ensino superior público e privado, nas áreas do Design de Comunicação, do Audiovisual e da Multimédia. Passou pelo IPCA, ESAP, ESAD-Matosinhos, UCP-Braga. Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves com a qual colaborou durante seis anos.