Professor Moisés Martins: “O importante não é o que digo nesta lição, mas todos vocês, que habitam em mim”
Foi desta forma que, no passado dia 6 de março, o Professor Moisés Martins começou e terminou a sua lição de jubilação intitulada “Os temas da minha vida académica – ensaiando sempre um qualquer fragmento de biografia”.
O auditório B1 do CPII encontrava-se repleto de familiares, amigos, colegas e estudantes do Professor Moisés, num encontro coletivo que marcou a simbologia da última lição (oficial) deste nome incontornável no mundo das Ciências Sociais, em geral, e das Ciências da Comunicação, em particular.
O agradecimento foi a palavra de ordem desta tarde. A sessão contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que proferiu um agradecimento institucional e pessoal pelo trabalho realizado pelo Professor Moisés, em prol do ensino universitário e da academia minhota. Também a Presidente do ICS, Paula Remoaldo, agradeceu pela sua relevância na consolidação do Instituto de Ciências Sociais, unidade da qual foi presidente por duas vezes. Em nome do Departamento de Ciências da Comunicação e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, a Professora Felisbela Lopes também endereçou a sua gratidão pelo papel do professor na construção dos cursos de Comunicação, bem como a herança deixada que dá o mote à continuação do trabalho. Finalmente, o Professor Jean Martin-Rabot, colega e amigo do Professor Moisés, procedeu a uma mais aprofundada apresentação do percurso e obra do docente.
Sobre a Promessa e a Esperança. De forma crítica, inspiracional e bem-disposta, o professor Moisés abordou os vários marcos da sua carreira de docente e investigador, salientando obras como ‘O olho de Deus no discurso Salazarista’, as linhas de investigação e publicações no âmbito da Semiótica, as reflexões sobre o Ensino Superior, as Políticas Científicas e, ainda, o tema de investigação que mais entusiasmo lhe deu: a Lusofonia.
Terminou esta Lição de Jubilação referindo que todos os que o acompanharam nesta jornada são a verdadeira Promessa e Esperança. A sessão pode ser (re)vista aqui.
Vejam algumas imagens deste importante dia: