No programa Mentorias Uminho, antigos estudantes recebem a aconselham estudantes finalistas da Licenciatura e do Mestrado em sessões semanais ou quinzenais durante o semestre. As candidaturas terminam no dia 25 de fevereiro.
No próximo dia 12 de janeiro, entre as 11h00 e as 17h00, a Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais será palco do evento ‘Podcasting: práticas de criação e de escuta’. Este encontro, aberto a estudantes, professores e investigadores, tem como objetivo promover a discussão sobre o formato do Podcast – um fenómeno crescente em Portugal.
A reportagem “Nas profundezas do íntimo. A pornografia à sombra do desejo” dos estudantes Ana Sousa, Beatriz Duarte e Rui Pedro Félix conquistou, pela votação do público e júri, o prémio de Ciberjornalismo Académico do Obciber – Observatório do Ciberjornalismo. Trata-se do quinto prémio conquistado pelo ComUM.
Dois dos três trabalhos finalistas na categoria ‘Ciberjonalismo académico’ dos ‘Prémios de Ciberjornalismo de 2021’ pertencem a aluno(a)s de Ciências da Comunicação.
No próximo dia 15 de novembro, pelas 14h30 horas, o Auditório Multimédia do Instituto de Educação (Edifício 13) será palco de uma masterclasse em Title Sequence, dinamizada por Filipe Carvalho, conhecido esigner e Realizador, especialista em Motion Design e Title Sequences para cinema e televisão. Podem se inscrever aqui.
No próximo dia 18 de novembro, pelas 11 horas, a Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais será palco de uma masterclasse em videoclipe, dinamizada por André Tentúgal, reputado artista, realizador, produtor, fotógrafo, músico e autor. Podem se inscrever aqui.
Nos próximos dias 20 e 27 de outubro, às 15h, o Laboratório de Imagem do departamento (sala 0.08 do ICS) será palco da projeção de dois programas da edição deste ano.
Pelo terceiro ano consecutivo, a presidência do Instituto de Ciências Sociais (ICS) promove o Concurso de Fotografia, desta vez subordinado ao tema “Representações da Mudança”.
Os estudantes Joana Oliveira, Cecília Carvalho e João Ângelo aceitaram o desafio lançado pela rubrica ‘CConta-me como foi’ e deixaram palavras de encorajamento e conselhos úteis para os estudantes que começam agora o seu percurso académico.
O peddy-paper tradicional CC, promovido pelos docentes, regressou e os novos estudantes tiveram oportunidade de explorar os recantos daquela que será a sua nova ‘casa’ nos próximos (pelo menos) três anos.