Nesta Aula Aberta, contámos com a presença de João Martinho Moura. João Martinho Moura é artista e investigador em Arte Digital. Desenvolve a sua investigação nas áreas da arte digital, interfaces inteligentes, visualização de informação, música digital e estética computacional. Foca o seu trabalho artístico especialmente na interacção corporal com sistemas digitais. João Martinho Moura encontra-se a desenvolver a sua investigação na Universidade do Minho, Portugal, no laboratório engageLAB. Os seus trabalhos estão incluídos nas curated selections: ARS ELECTRÓNICA (Linz, Áustria, 2012), da plataforma Processing (New York, USA, 2008), e da SLSA (Society for Literature, Science, and the Arts, Indiana, USA, 2013). É autor de publicações académicas sobre Arte Digital, Interfaces Humano-Computador e Visualização de Informação. É membro fundador da ARTECH International Association. Colabora, regularmente, como docente convidado, no Mestrado em Tecnologia e Artes Digitais, na Universidade do Minho, Portugal, leccionando as unidades curriculares de Programação para a Arte Digital e Projecto Integrado. As suas peças de Arte Digital foram exibidas em Portugal, Estados Unidos da América, Itália, Brasil, Inglaterra, França, China, Bélgica, Alemanha, Israel, Japão, Turquia, Ucrânia, Suécia, Rússia, Suíça, Espanha, Áustria e México. João Martinho Moura apresentou o seu trabalho em Conferências sobre Arte Digital e Interfaces Humano-Computador, incluindo o International Festival for the Post-Digital Creation Culture OFFF (2008); World Congress on Communication and Arts (2010); SHiFT Social and Human Ideas for Technology (2009); International Symposium on Computational Aesthetics in Graphics, Visualization, and Imaging CAe (2008); ARTECH (2008) (2010); Computer Interaction (2009); ZON Digital Games (2007); International Creative Arts Fair (2008); ZON Multimédia Premium (2008); Le Corps Numérique – Centre Culturel Saint-Exupéry, France (2011); Semibreve Award (2012, 2014); TEI International Conference on Tangible, Embedded and Embodied Interaction (2011); Guimarães European Capital of Culture 2012; Bodycontrolled Series LEAP – Lab for Electronic Arts and Performance Berlin (2012); Futureplaces (2012); Ars Electronica Animation Festival – Linz Áustria (2012); SLSA Conference – Society for Literature, Science, and the Arts, USA (2013), xCoAx – Computation Communication Aesthetics and X, Italy (2013), European Space Agency, Germany (2014). Em 2010 apresentou seu trabalho de Mestrado em Arte Digital, NUVE (2010), sob a supervisão artística de Né Barros (Balleteatro), e supervisão académica de Adérito Marcos e Pedro Branco (Universidade do Minho, engageLab).
Visita ao GNRation e Theatro Circo. Promovida pela turma da edição 2017-2019, a iniciativa envolveu estudantes e docentes na visita a dois conhecidos equipamentos culturais da cidade de Braga. No GNRation, houve a oportunidade de dialogar com Luís Fernandes (Director Artístico) e Ilídio Marques (Director de Comunicação). No Theatro Circo, a conversa fez-se com Paulo Brandão (Diretor Artístico), Luciana Silva (Coordenadora Departamento de Comunicação) e Celso Ribeiro (Diretor Técnico). Em ambos os locais, ocorreu uma visita guiada a todas as áreas dos equipamentos.
Sob o tema “Colaboração e Intervenção na Comunidade”, a Comissão de Curso do Mestrado de Comunicação, Arte e Cultura organizou mais uma sessão das jornadas do curso. Pretendeu-se promover a partilha de conhecimento, de experiências e percursos académicos de estudantes para estudantes. Incluíram uma mostra de trabalhos, a apresentação de Dissertações e de Relatórios de Projetos de Intervenção e Investigação de estudantes de edições anteriores, bem como de Projetos em curso. No final, houve lugar para um convívio entre docentes e estudantes, ao som de atuações musicais resultantes de parcerias entre estudantes das edições do mestrado de 2017-2019 e de 2018-2020.
Subordinado ao tema “Sentir em comunidade”, a 5ª Edição da Escola da Primavera incluiu as seguintes atividades: – Atuações da Orquestra Energia e do grupo de jovens Dança Nova Geração, do Centro Cultural Amélia Laranjeira; – Debate sobre a temática dos incêndios florestais, com a participação de técnicos florestais e de responsáveis da área da cultura de Amarante; – Visita guiada ao Museu Amadeo Sousa Cardozo; – Animação cultural no café S. Gonçalo com elementos da turma do mestrado; – Visita guiada pela Professora Paula Bessa ao Centro Histórico.
No dia 21 fevereiro de 2019, pelas 18h00, no Palacete de Santiago, em Guimarães, realizou-se o evento Moda Insustentável, co-organizado pela Licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho e Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho e ainda pelo Museu Alberto Sampaio e Grupo de Trabalho de Publicidade da SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação).
Na sessão de abertura de 2º semestre do Mestrado em Ciências da Comunicação convidamos 3 profissionais para debater a experiência imersiva da Comunicação nas áreas do audiovisual e multimédia, da comunicação estratégica e da informação e jornalismo.
Encontra-se aberto o período de candidaturas aos cursos de Doutoramento do Departamento de Ciências da Comunicação, ano letivo 2019/2020
O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) será o responsável pela organização da European Communication Conference 2020, da European Communication Research and Education Association (ECREA) – a principal associação europeia de Ciências da Comunicação.
O jornal dos alunos do curso de Ciências da Comunicação venceu o prémio Ciberjornalismo Académico com a grande reportagem “Águas paradas movem o Tâmega?”, da autoria de Ana Maria Dinis e Ana Rita Martins, alunas de Ciências da Comunicação.
Decorreu a sessão de abertura do Mestrado em Ciências da Comunicação, edição 2018-2019, no Instituto de Ciências Sociais, sob o mote da experiência profissional. Três ex-alunos do antigo Curso de Comunicação Social refletiram sobre a experiência imersiva da Comunicação.