Sob o tema “Colaboração e Intervenção na Comunidade”, a Comissão de Curso do Mestrado de Comunicação, Arte e Cultura organizou mais uma sessão das jornadas do curso. Pretendeu-se promover a partilha de conhecimento, de experiências e percursos académicos de estudantes para estudantes. Incluíram uma mostra de trabalhos, a apresentação de Dissertações e de Relatórios de Projetos de Intervenção e Investigação de estudantes de edições anteriores, bem como de Projetos em curso. No final, houve lugar para um convívio entre docentes e estudantes, ao som de atuações musicais resultantes de parcerias entre estudantes das edições do mestrado de 2017-2019 e de 2018-2020.
Subordinado ao tema “Sentir em comunidade”, a 5ª Edição da Escola da Primavera incluiu as seguintes atividades: – Atuações da Orquestra Energia e do grupo de jovens Dança Nova Geração, do Centro Cultural Amélia Laranjeira; – Debate sobre a temática dos incêndios florestais, com a participação de técnicos florestais e de responsáveis da área da cultura de Amarante; – Visita guiada ao Museu Amadeo Sousa Cardozo; – Animação cultural no café S. Gonçalo com elementos da turma do mestrado; – Visita guiada pela Professora Paula Bessa ao Centro Histórico.
No dia 21 fevereiro de 2019, pelas 18h00, no Palacete de Santiago, em Guimarães, realizou-se o evento Moda Insustentável, co-organizado pela Licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho e Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho e ainda pelo Museu Alberto Sampaio e Grupo de Trabalho de Publicidade da SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação).
Na sessão de abertura de 2º semestre do Mestrado em Ciências da Comunicação convidamos 3 profissionais para debater a experiência imersiva da Comunicação nas áreas do audiovisual e multimédia, da comunicação estratégica e da informação e jornalismo.
Encontra-se aberto o período de candidaturas aos cursos de Doutoramento do Departamento de Ciências da Comunicação, ano letivo 2019/2020
O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) será o responsável pela organização da European Communication Conference 2020, da European Communication Research and Education Association (ECREA) – a principal associação europeia de Ciências da Comunicação.
O jornal dos alunos do curso de Ciências da Comunicação venceu o prémio Ciberjornalismo Académico com a grande reportagem “Águas paradas movem o Tâmega?”, da autoria de Ana Maria Dinis e Ana Rita Martins, alunas de Ciências da Comunicação.
Decorreu a sessão de abertura do Mestrado em Ciências da Comunicação, edição 2018-2019, no Instituto de Ciências Sociais, sob o mote da experiência profissional. Três ex-alunos do antigo Curso de Comunicação Social refletiram sobre a experiência imersiva da Comunicação.
Decorreu na sala Blackbox do gnration, no centro de Braga, a 3ª Mostra de trabalhos de Audiovisual e Multimédia dos alunos de licenciatura e mestrado de Ciências da Comunicação – Universidade do Minho.
Iniciativa levou a conhecer alguns pontos turísticos culturais da cidade de Braga. O TuNBra, Turismo Negro de Braga, é um projeto nascido no Mestrado de Comunicação Arte e Cultura, da Universidade do Minho.