O CreateLab é uma Unidade de Experimentação e Inovação, pertencente ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
Criada em abril de 2020, esta plataforma, que se define como uma agência laboratorial, surgiu com um objetivo duplo: por um lado, proporcionar um local de experimentação para os estudantes de Ciências da Comunicação, dos ramos de Publicidade e Relações Públicas e de Audiovisual e Multimédia, com desafios e entidades reais, num ambiente que mimetiza uma agência de comunicação; e, por outro lado, ser um espaço permeável à pesquisa e problematização científicas, aliando o pensamento crítico e a investigação, na procura de novas abordagens em Comunicação.
Esta dualidade reflete-se na equipa que, atualmente, compõe este laboratório. Uma equipa que une a juventude e a efervescência criativa dos estudantes dos vários ciclos de estudos à ponderação estratégica de um conjunto de investigadores do CECS, docentes do departamento e especializados em diferentes áreas da Comunicação, e que trabalham com os estudantes num regime de tutoria em projetos de maior especificidade. Para além da tutoria, os investigadores podem, ainda, colocar os vários projetos realizados na componente da experimentação sob o olhar científico e crítico da investigação.
O CreateLab experimenta e investiga em cinco grandes domínios/laboratórios: StrategicLab (Estratégias de Branding e Estratégias de Comunicação); PR & NewsLab (Assessoria de Imprensa, Comunicação de Crise e Eventos); AdLab (Campanhas online e offline); Audio & VideoLab (Curtas, Docs, Spots de Rádio e Vídeos) e DigitaLab (E-mail Marketing, Multimédia, Redes Sociais e Sites).
Como resultado, destacam-se, no seu portefólio, projetos de vídeo desenvolvidos para diferentes escolas da Universidade do Minho; projetos de criação e gestão de identidade de outras plataformas de investigação; projetos estratégicos para serviços/projetos da Universidade e para Centros de Investigação; ou, ainda, projetos de assessoria e gestão de redes sociais. Na vertente da investigação, destacam-se, também, artigos publicados no seu blogue – um espaço que promove a problematização da Comunicação – com temas diversos como o Audiovisual, Comunicação Interna, Publicidade, Comunicação Estratégica, entre outros.
O CreateLab desenvolve, anualmente, duas grandes campanhas de recrutamento. Contudo, a possibilidade de recrutamento está aberta em permanência e pode ser feita através deste link.
“No CreateLab, acende-se sempre uma luz. Incentivamos todos os que se atreverem a ligar o interruptor!”
Para saber mais: